Nota de Pesar pela perda de Theotônio dos Santos

Grupo de Trabalho Teoria Marxista da Dependência (GT-TMD)
Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP)

 

27 de fevereiro de 2018

Com enorme tristeza recebemos hoje a notícia do falecimento do Prof. Theotônio dos Santos, um dos maiores pensadores e militantes sociais latino-americanos, cujas ideias cumpriram com papel importantíssimo na gestação, fundação e desenvolvimento da Teoria Marxista da Dependência (TMD).

Seus “The Structure of Dependence”, “Socialismo o fascismo. El nuevo carácter de la dependencia y el dilema latinoamericano”, “Concentración tecnológica, excedente e inversión en el capitalismo contemporáneo” e “Imperialismo y dependencia”, dentre outras tantas obras fundamentais, vêm inspirando e influenciando gerações de pesquisadores dedicados ao resgate da TMD. Sua produção intelectual traz enorme contribuição ao tratamento sobre as formas históricas da dependência, demonstrando absoluta clareza em torno da recorrente necessidade de retomada e redefinição das principais categorias e conceitos abstratos, em razão das modificações que tomam curso no desenvolvimento do capitalismo e que alteram as situações histórico-concretas que lhes correspondem.

Mais do que buscar compreender a realidade, Theotônio lutou sem cessar por transformá-la, reconhecendo os limites e contradições característicos da forma atual de organização da sociedade, o caráter explorador e desigual deste modo de produção e a consequente necessidade de construção de um projeto de emancipação humana.

Todo o carinho e solidariedade aos familiares e amigos. Apesar da falta que nos fará, Theotônio foi um dos grandes e nos deixa um legado incomensurável, que nos orgulha e nos deixa para sempre agradecidos e alicerçados.

Theotônio dos Santos, sempre presente!

Marisa Silva Amaral
Pela Coordenação Coletiva do GT-TMD/SEP

Homenagem A Theotônio GTTMD (Em formato PDF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *