Minicurso : O ESTADO CAPITALISTA DEPENDENTE: QUESTÕES TEÓRICAS E HISTÓRICAS – com Jaime Osorio

Minicurso : O ESTADO CAPITALISTA DEPENDENTE: QUESTÕES TEÓRICAS E HISTÓRICAS

Dr. Jaime Osorio Urbina (Univerdidad Autónoma Metropolitana – Xochimilco – México)

04 de junho de 2018 – 9h /17h – CCJE/UFES

Noções sobre o Estado capitalista: a mistificação do Estado capitalista. O poder político, a centralização do poder e o bloco no poder. Quem tem o poder e como o exerce? O Estado dependente: o sistema mundial e o intercâmbio desigual, economias desenvolvidas e economias dependentes. Formas de capitalismo. Sistema inter-estatal e Estados soberanos. Poder político desenvolvido. Fragilidade das instituições e das leis. Caudilhos e líderes carismáticos. Os dilemas estatais dos governos populares e progressistas: particularidades do capitalismo e das revoluções proletárias. Posições no aparelho do Estado e o poder político. Acumulação de forças e momentos eleitorais. A implantação do capital no Estado-nação e no sistema mundial: por que o capital requer o Estado-nação? Razões da expansão do capital pelo sistema mundial. O capital sem fronteiras. Revoluções proletárias no Estado-nação. Revoluções proletárias no Estado-nação do mundo dependente. Quais as revoluções socialistas nestas condições?

Bibliografia:

OSORIO, Jaime. O Estado no centro da mundialização: a sociedade civil e o tema do poder. São Paulo: Outras Expressões, 2014.

_____. "Capitalismo, Estado y sistema mundial: contradicciones económicas y políticas". Crítica Marxista. Campinas, n.44, 2017 ( Em anexo)

_____.Sobre o Estado, o poder político e o Estado dependente. Temporalis. Brasília, ano 17, n. 34, jul./dez. 2017 ( Em anexo)

Entrevista com Jaime Osorio. Canal do Youtube GT-TMD- SEP/Coletivo Anatália de Melo – UFES: https://www.youtube.com/watch?v=ttbSMGZY-rA

A participação nesse minicurso requer inscrição no 13º ENPS/6ºEIPS – www.enps.com.br

Osorio – Critica Marxista.pdf

Osorio- Temporalis.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *