Simpósio Governos Progressistas na América Latina do Século XXI – Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o simpósio a ser coordenado no V Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas da UERJ, que ocorrerá de 17 a 21 de outubro de 2016 na própria UERJ.


O referido simpósio é o POL 8 – “Governos Progressistas na América Latina do Século XXI: avanços e retrocessos”

O simpósio consiste em apresentação oral na semana do evento e a publicação do artigo nos anais do evento (além do resumo no caderno de resumos).

Esperamos contar com a presença de pesquisadores/as que se dediquem a investigar os governos progressistas da América Latina do século XXI. Segue ementa:

A América Latina se notabilizou no século XXI por ser a região do mundo que de maneira mais contundente apresentou um conjunto de experiências políticas, sociais e econômicas de resposta à hegemonia neoliberal. A partir da virada do milênio, em vários países da região, forças políticas com forte composição de movimentos sociais contrários ao receituário neoliberal chegaram ao governo por via eleitoral.

Passados mais de quinze anos do início desse processo, e com a forte crise estrutural do capitalismo, mais visível a partir de 2008, essas experiências passam por um claro momento de refluxo, com revezes eleitorais, pressões internacionais, perda de popularidade e até golpes de Estado. Seria o ocaso dessas experiências e um retorno ao neoliberalismo ortodoxo dos anos 1980 e 1990? Ou seria apenas um interregno, tendo essas experiências e as populações por ela positivamente afetadas plena capacidade de se reinventarem e se mostrarem como um ator político que veio para ficar?

Sobre as possibilidades e incertezas do momento atual latino-americano, esse simpósio propõe um balanço das quase duas décadas de experiências progressistas na região. Serão aceitos trabalhos que apontem para as medidas adotadas por esses governos, os avanços políticos e socioeconômicos por eles proporcionados, e sua influência na América Latina e no mundo; como também reflexões sobre o atual momento de retrocessos dessas experiências e as diversas formas de derrotas impostas tanto pelo avanço de outras forças como por erros cometidos dentro desses processos.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto.

Demais informações no site do evento:
http://www.vcongressonucleas.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *