Lançamento de Livro Geopolítica dos Recursos Naturais Estratégicos sul-americanos

No próximo dia 14 de Julho, no Multifoco Bistrô, Lapa, Rio de Janeiro, será lançado o livro “Geopolítica dos recursos naturais estratégicos sul-americanos”, escrito por Bernardo Salgado Rodrigues.

Fruto de sua dissertação de mestrado, a obra pensa a questão geopolítica na América do Sul a partir de sua consideração como região dependente.

 

Seguem sinopse e sumário da obra:

Sinopse

As relações internacionais no século XXI estão permeadas por um contexto de pressão competitiva do sistema interestatal capitalista, onde a América do Sul situa-se no interior de um tabuleiro geopolítico no que tange a acumulação de riqueza e poder dos grandes centros hegemônicos mundiais. Historicamente, os recursos naturais sul-americanos são fontes de disputas, cuja competição internacional pelas reservas, produção e renda destes recursos está subordinada às geoestratégias dos Estados hegemônicos, que privilegiam a manutenção da ordem internacional em detrimento da defesa de interesses específicos dos Estados da América do Sul.
Desta forma, o presente livro realiza uma sistematização geopolítica e uma análise estratégica dos recursos naturais sul-americanos, buscando demonstrar que a soberania econômica e política, alinhada com a intensificação dos processos de integração regional, se apresenta como elemento fundamental para uma aceleração da modificação do status quo da América do Sul no cenário internacional.

 

Sumário

Prefácio
1. Introdução
2. Contextualização histórica e geopolítica da América Latina
2.1. Contexto histórico da América Latina
2.2. Geopolítica latino-americana
3. Estudo dos recursos naturais estratégicos
3.1. Geopolítica dos recursos naturais estratégicos na América do Sul
3.2. Mapeamento e Inventário
4. Geopolítica do lítio: um estudo de caso
4.1. Características do lítio
4.2. Geopolítica do lítio na América do Sul
5. Epílogo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *